Notícia

Alunos visitam Cabaceiras

Nos dias 27 e 28 de setembro, os alunos dos 8ºs anos do Ensino Fundamental do Pio XI Bessa visitaram a cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano. A aula-campo faz parte do projeto didático interdisciplinar desenvolvido pela escola, que desta vez envolveu as matérias de Geografia, História e Língua Portuguesa.

Os temas envolvidos durante o passeio foram formas de sair do subdesenvolvimento, permitindo aos alunos observarem como o clima influencia o meio. O tema pôde ser aprofundado a partir da história da cidade, aspectos da sociedade colonial e contemporânea. O reconhecimento e valorização da linguagem regional, que foi trabalhada durante o bimestre utilizando a literatura produzida pelo autor paraibano, Ariano Suassuna também foi tema forte durante o passeio.

As turmas saíram cedinho para a cidade, no sábado (27) e assim que chegaram conheceram como se constituiu a população do Cariri, em um ambiente único, que demonstrou a capacidade humana de adaptação e transformação da natureza para sua sobrevivência, com isso se refletindo na produção cultural, sabores culinários, sons, cores, histórias populares e obras dos moradores do semi-árido.

Um almoço regional foi servido aos alunos do Pio XI Bessa, no restaurante Berro do Bode. Logo após, as turmas visitaram a Cooperativa de Curtidores e Artesãos em Couro e o curtume local. Os participantes se hospedaram no Hotel Fazenda Pai Mateus e realizaram atividades de lazer com muitas brincadeiras logo após o jantar.

No domingo (28), as atividades não pararam e logo após o despertar, foi realizada a trilha da Saca de Lã. Um reforçado café da manhã foi servido e os participantes puderam explorar o solo, o clima e a vegetação na trilha ecológica da “Roliúde Nordestina”, aprenderam sobre a economia do bode e as técnicas de criação do animal. O sítio arqueológico de Pai Mateus foi parada obrigatória, com suas formações exóticas, místicas e pinturas rupestres. São espetaculares formações rochosas com formas únicas, entre elas, a Pedra do Capacete.

A aula-campo foi encerrada com um almoço no Hotel Fazenda Pai Mateus e programação de lazer. Os alunos chegaram à Capital no início da noite.



Mais notícias