Notícia

Alunos Pio XI viajam para Olimpíada Brasileira de Robótica

Na madrugada desta sexta-feira (17), alunos do Pio XI partem para São Carlos, interior do estado de São Paulo, acompanhados pelo professor Léo e um dos membros da diretoria, Arnaldo Júnior. Até o dia 23 de outubro, nossos 11 estudantes participam da fase nacional, estando entre os primeiros colocados, eles também competem pela fase sul-americana da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que vale vaga para o mundial. Eles também vão expor dois trabalhos durante a Mostra Nacional de Robótica (MNR), que acontece no mesmo período.

Os alunos Thiago Guedes e Luis Guilherme, ambos cursando o 1º ano do Ensino Médio, Ana Carolina (2º ano do Ensino Médio) e Pedro Pordeus (9º ano do Ensino Fundamental II), vão participar da mostra com projeto desenvolvido por eles. Será um humanoide, o robô tem como objetivo principal ajudar pessoas com dificuldade de locomoção.

IMG_1489

Ainda na mostra, será apresentado ao país o trabalho da aluna do 2º ano do Ensino Médio, Bárbara Lima. Ela desenvolveu com seus companheiros de equipe, Gabriel Carvalho e Gabriel Ramalho (ambos do 3º ano do Ensino Médio), um submarino, que se guia por GPS. “O objetivo principal foi ajudar a encontrar focos de poluição marinha, sendo possível prevenir a morte de tartarugas marinhas por ingestão de lixo e de animais que ficam presos em redes de pesca”, explicou Bárbara. Atualmente o equipamento transmite imagens em tempo real via conexão sem fio com a internet.

IMG_1227

A equipe que vai competir por uma vaga no mundial é composta pelo alunos Jackson Terceiro, Samuel Yuri e Mateus Lacerda, todos do 2º ano do Ensino Médio, e por Fabiano Colaço, do 1º ano do Ensino Médio. O professor Léo explicou que eles apresentarão um robô de resgate e que durante a competição haverão simulações, onde os alunos terão que colocar seus conhecimentos em prática. “Eles terão de simular o resgate de uma pessoa, haverão obstáculos e situações que deverão ser ultrapassadas para haver êxito”, explicou.



Mais notícias