Notícia

Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo?

As Instituições de Ensino Superior oferecem três tipos de cursos de nível superior: Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo. Todos, ao término de sua realização, conferem diplomas de Ensino Superior. Entretanto, cada um deles tem suas especificidades na construção da grade curricular, na duração dos cursos e na atuação do profissional.

BACHARELADO
Tem duração de 3 a 6 anos e forma profissionais que possuem um conhecimento geral sobre determinada profissão. A construção da grade curricular é formada por disciplinas de teorias e práticas naquela área de conhecimento.

LICENCIATURA
Tem duração de 4 a 5 anos e forma essencialmente educadores, formando profissionais aptos para lecionar na educação básica. A construção da grade curricular conta com disciplinas ligadas a pedagogia e à didática.

TECNÓLOGO
Tem duração de 2 a 3 anos e confere ao profissional uma formação especifica em determinada profissão. A construção da grade curricular é feita essencialmente de disciplinas práticas e ligadas as necessidades do mercado de trabalho. São organizados em “eixos tecnológicos”, uma classificação do MEC que distribui os cursos por área de atuação no mercado e vai desde “Ambiente e Saúde” até “Segurança”.

E aí, em qual deles você vai seguir?
Boa sorte em sua escolha! 😉



Mais notícias