Notícia

Pontos Importantes do ano letivo de 2020

Desde o retorno das férias (adiantadas para abril de 2020), o Pio XI está ao vivo – nós somos a primeira escola de João Pessoa a ministrar aulas, de fato, ao vivo. E a primeira medida tomada para  esse novo momento foi a aquisição do direito de uso da plataforma de ensino Eduqo, o nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, que todos os segmentos da instituição acessam – discentes, docentes, coordenadores, supervisores, diretores pedagógicos. Através da plataforma, os alunos assistem às aulas remotas, cumprindo os horários que tinham sido estabelecidos para a modalidade presencial. 

Para que tal realidade ocorresse da melhor maneira (bem no estilo Pio XI: com planejamento, organização, seriedade, competência e segurança), outra medida de suma importância foi tomada previamente: investimos em tecnologia! Montamos 8 estúdios de funcionamento simultâneo, com equipamentos de recursos de última geração, tais como câmeras em Full HD, computadores robustos e tratamento acústico na estrutura física de cada estúdio. E, para atender ao volume de gravações, postagens, entre outras ações geradas pela modalidade a distância, ampliou-se consideravelmente a capacidade da Internet, adquirindo-se, inclusive, um link dedicado de fibra ótica.

Aulas ao vivo

Os professores, diariamente (da segunda-feira até a sexta-feira), ocupam esses estúdios, localizados nas dependências do colégio, e ministram suas aulas, enquanto os alunos, de suas casas, acompanham-nas “logados” na já mencionada plataforma, com acesso a um chat que permite uma interação aluno-professor em tempo real, circunstâncias em que fazem perguntas, expõem (e sanam) dúvidas e trocam ideias com o professor. 

Cumpre esclarecer que as aulas ao vivo são veiculadas pelo YouTube, o qual está “hospedado” na Eduqo. Mas todas elas são gravadas e ficam disponíveis aos alunos na plataforma, para que sejam revistas sempre que se queira e/ou sempre que necessário – o que representa uma excelente ferramenta para a revisão dos conteúdos.

A plataforma também propicia aos professores postarem atividades para que os alunos respondam e verifiquem a aprendizagem (lembrando que o aluno pode postar tarefas respondidas a próprio punho, e não apenas digitadas, para que o docente possa acompanhar a legibilidade da letra do educando).  Cada professor posta atividades referentes aos conteúdos ministrados, recebe-as respondidas e já as corrige, dando um retorno ágil. 

Acompanhamento pedagógico

 Dúvidas, por parte dos alunos, no que tange aos conteúdos, são expostas por eles por meio de um chat coletivo com o professor (inclusive, no momento da aula, como já se comentou), como também por meio de mensagens em um chat coletivo e/ou privado na plataforma. Registra-se todo o conteúdo ministrado pelos docentes na agenda virtual, que é postada, ao final do dia, no site do colégio, inclusive, tarefas realizadas em “sala de aula” e outras postadas no site para serem feitas “em casa” (lembrando que todos esses ‘ambientes’ são virtuais). Assim, os pais e/ou responsáveis podem acompanhar toda a dinâmica pedagógica diária por meio do site.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem gera feedbacks diários aos professores quanto ao rendimento do discente, apontando dados e análises do que foi aprendido (expondo qual é esse nível de aprendizagem). A coordenação de cada segmento também tem acesso a esses feedbacks e os socializa com os pais (num acompanhamento personalizado e permanente) e com os professores, de modo que certos pontos dos assuntos sobre os quais os alunos possam apresentar dificuldades poderão ser retomados, revisados e fixados.

Avaliações

No que concerne à avaliação, instrumentos avaliativos pontuados na forma de atividades diversas são realizados diariamente, também através da plataforma. Além disso, o aluno é avaliado qualitativamente mediante o monitoramento de sua participação nas aulas, frequência, interação nos chats e assiduidade para com as tarefas promovidas. Atendendo ao que está determinado no § 2º do Artigo 2º da Resolução 120/2020 (publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba em 07 de maio de 2020), o registro dos supracitados instrumentos avaliativos (de caráter qualitativo e/ou quantitativo) está sendo validado pelo Conselho Diretivo e Pedagógico do colégio, permitindo que a carga horária seja devidamente computada.

Padrão de qualidade Pio XI

Todos os alunos frequentam as aulas nos horários certos, com pontualidade, e a equipe de coordenação de cada segmento monitora essa frequência. Caso haja alguma ausência, o setor pedagógico do colégio entra em contato com os responsáveis pelo discente, de modo que a interação escola-família não tem sofrido qualquer prejuízo. Como se vê, estamos mantendo o padrão de qualidade no nosso ensino (seja ele presencial ou a distância), motivo pelo qual temos alcançado resultados extremamente consistentes e significativos, tudo na mais perfeita sintonia. 

Todas as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e demais órgãos educacionais estão sendo devidamente cumpridas, o que nos garante um ano letivo sem pendências nem atrasos, de modo que encerraremos as atividades de 2020 normalmente, em dezembro. Mais uma vez, ressaltamos a marca do nosso trabalho: cuidado, planejamento, segurança e competência.

A equipe diretiva e a coordenação de cada segmento estão à disposição para sanar quaisquer dúvidas. Com muita saudade e vislumbrando dias cada vez melhores em breve, agradecemos por essa linda Família! Juntos e conectados, somos imbatíveis!

                                                         A Direção



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