Notícia

Alunos do Pio XI falam sobre conquistas na Olimpíada de Robótica

Os alunos do Pio XI voltaram com a mala mais pesada e com a cabeça repleta de novos conhecimentos adquiridos durante a viagem à Mostra Nacional de Robótica (MNR) e Olimpíada Nacional de Robótica (ONR), que aconteceram entre 17 e 23 de outubro, na cidade de São Carlos, interior do estado de São Paulo. Eles foram os campeões Norte/Nordeste/Centro-Oeste, na categoria Robô de Resgate e ficaram em terceiro lugar na classificação nacional, sendo a única equipe paraibana a ser classificada para as finais.

Na Mostra, os alunos ocuparam dois estandes com os trabalhos “Submarino” e “Humanoide”, que foram muito elogiados pelos organizadores, julgadores e visitantes. Segundo Bárbara Lima, aluna do 2º ano, todos ficaram admirados com o nível dos trabalhos, o que garantiu uma exclusividade.  “A pedido da organização, fomos os únicos a participar em período integral da MNR, que usualmente apenas fornece um período, manhã ou tarde, para que o trabalho seja apresentado”, relatou.

Para Anna Carolina, também do 2º ano, que está na equipe criadora do humanoide, a experiência também foi um marco. “Nosso trabalho causou surpresa em muitas pessoas. Muitos comentaram que é um projeto avançado”, lembrou. Os alunos ainda receberam visitas, elogios e dicas de como melhorarem seus projetos de expositores do Instituto de Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Universidade de São Paulo (USP).

Jackson Terceiro, capitão da equipe campeã disse que a Olimpíada foi bastante enriquecedora e que ficou muito feliz em ver a escola entre as melhores do país em Robótica. “Estou muito feliz de ver nossa equipe entre as melhores. Fizemos um esforço grande para chegarmos nesse ponto e foi muito gratificante receber essa medalha”, conta.

pioxi2

O diretor administrativo do Pio XI, Arnaldo Júnior, que acompanhou os alunos durante a viagem, fez um balanço bastante positivo da participação da escola na Mostra e Olimpíada. Ressaltou o alto índice de visitação dos estandes, com elogios vindos de alunos e professores de diversos estados do Brasil. “Todos vinham dizer que os trabalhos estavam maravilhosos, interativos e com uma preocupação social. Os avaliadores também se impressionaram com o nível de pesquisa que foi empregado em cada trabalho. Nossos alunos criaram as placas e sistemas utilizados em todos os trabalhos. A escola fica muito orgulhosa de poder propiciar tais conquistas”, complementou.



Mais notícias