Notícia

Cabaceiras recebe visita dos alunos Pio XI Bessa

Nos dias 15 e 16 de setembro, os alunos do 8º ano do colégio Pio XI Bessa conheceram a cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano. A aula de campo faz parte do projeto didático interdisciplinar realizado pela escola, que envolveu as matérias de História, Geografia e Português. Ao todo, 44 alunos participaram da visita acompanhados pela direção, coordenação e inspetor.

Durante a aula de campo, os alunos aprenderam sobre a economia e história do município, bem como aspectos da linguagem. Em Cabaceiras, também conhecida como “Roliúde Nordestina”, eles puderam conhecer de perto os cenários da narrativa escrita por Ariano Suassuna, o “Auto da Compadecida”, livro que foi bastante trabalhado no primeiro semestre.

Além de conhecer os cenários, os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto o artesanato local feito pelos moradores da região a partir do couro de bode (curtume) e realizaram um tour na área histórica e cultural da cidade. No passeio, os estudantes também conheceram os dois bens ecológicos mais preciosos de Cabaceiras: a Saca de Lã e o Lajedo de Pai Mateus.

Lajedo de Pai Matheus – Eleita a primeira entre as Sete Maravilhas da Paraíba, em votação popular promovida pela Assembleia Legislativa em 2010, as formações rochosas do Lajedo de Pai Matheus proporcionaram momentos de muito conhecimento e história para os alunos Pio XI. Além de conhecer a famosa Pedra do Capacete, os estudantes fizeram a trilha pelos sítios arqueológicos, onde foi possível observar inscrições rupestres.

Saca de Lã – O monumento natural Saca de Lã foi parada obrigatória do passeio. Para chegar no monumento, os alunos seguiram uma trilha de arbustos típicos da caatinga até se surpreender com a formação de pedras empilhadas. O lugar recebeu este nome por lembrar pacotes de algodão empilheirados de Campina Grande.

 

Confira as fotos do passeio clicando aqui.



Mais notícias